rss
email
twitter
facebook

sábado, 5 de janeiro de 2013

Aprendendo a Amar

Durante esta madrugada, nas minhas meditações, obtive duas respostas cruciais, daquelas de parar o tempo... As soluções que me foram apresentadas são verdadeiros desafios dentro dessa constante luta sem quartel contra o ego e suas influências...


I

"(...) perguntamos se pode ser correto aguardar¹, enquanto outros se envolvem com o que é arriscado. A resposta é "sim". Para alcançar o domínio próprio, perecisamos liquidar o falso dragão do medo dentro de nós. Se notarmos que alguém segue um falso caminho, não devemos desesperar. O desespero diz apenas que receamos uma derrota dessa pessoa, e esse receio a tolhe, deixando-a aprisionada em nossa dúvida. Se as pessoas nunca se expuserem ao risco, ficará mais difícil a descoberta de si mesmas. Devemos livrar-nos da desconfiança e colocar nossos temores nas mãos do Desconhecido. Desta maneira, poderemos tolerar e suportar o que, de outro modo, nos deixaria imensamente perturbados. (...)"


II

"(...) Salvar significa que, independente de ganharmos ou perdermos o que deseja o nosso eu infantil, conseguimos valorizar o potencial de outra pessoa para ser humilde e elevada em seus pensamentos. (...) É o amor verdadeiro que concede espaço, que espera pacientemente, que persevera sem pensar no eu ou em recompensas, que nada tem a ver com manifestações superficiais, exibições de afeto, declarações de amor ou possessividade. O amor desinteressado sustenta o outro invisivelmente, atraindo-o para o bem dentro de si mesmo. É um amor cuja a única recompensa é a intimidade com a própria pessoa; mantendo-o, estamos em paz.(...)"



Nota¹: "aguardar", no contexto apresentado, quer dizer não apenas dar espaço às pessoas, a fim de que alcancem o aprendizado, mas também, manter sempre a confiança no potencial delas para o bem e na capacidade  para que encontrem o caminho correto.

________________________________


Os dois excertos acima foram extraídos de O Guia do I Ching - Ed. Nova Fronteira. 

0 vozes:

Postar um comentário