rss
email
twitter
facebook

domingo, 2 de dezembro de 2012

Ego Sum


Quem acompanha este blog há algum tempo, sabe que eu gosto de trazer algumas reflexões sobre o ego.

Mas, afinal, o que seria esse tal de "ego"? 

Numa tentativa de responder a pergunta acima, fui em busca de uma definição dada por Carol K. Anthony, em o "Guia do I Ching", e que não é aquela da Psicanálise. O significado a seguir, tem a ver com os estudos orientais sobre autoconhecimento e autotransformação:

"(O) Homem (ou Mulher) Inferior é nossa autoimagem/ego. Aqui definido, o ego é composto de todas as autoimagens que já foram adotadas por nós ou que a fantasia nos levou a adotar. Uma vez criado, este eu adquire vida própria, cercando-se de uma verdadeira barricada defensiva e arrogante. É como se vestíssemos um determinado traje, por gostarmos do modelo, mas apenas para descobrir que ficou demasiado folgado em nós, fora de controle. O ego usurpa a liderança do verdeiro eu (Homem - ou Mulher - Superior) e, por manifestar-se pelo orgulho, resiste a ser deslocado."

A própria autora, no livro supracitado, ainda nos diz que nossa tarefa "consiste em ficarmos em guarda contra os questionamentos do ego e em nos mantermos libertos de seus desejos e exigências, suas esperanças e medos, suas crenças e dúvidas, seus pactos, promessas, velhas áreas de sensibilidade interior e reações habituais."

0 vozes:

Postar um comentário