rss
email
twitter
facebook

sábado, 17 de novembro de 2012

Abrindo Espaços


Nós tendemos a acreditar que o desapego tem como sinônimos o "desligamento" ou o "desinteresse" por alguém. 

É por demais equivocado, pensar assim...

O desapego, dentre os vários significados benéficos que assume, pode se referir a "dar espaço a outrem". Sobre isso, vejamos o que nos diz o seguinte excerto:

"Embora a amizade possa persuadir as pessoas, ela não une¹ essas pessoas a nós. O que prende, antes de mais nada, é nossa fidelidade à verdade². Às vezes, essa fidelidade requer que sejamos retraídos, sendo por isto interpretados erradamente como desligados e indiferentes. Com frequência, devemos deixar que os outros passem por más experiências. Talvez, seja a única maneira de verem que atitudes incorretas os desviam de seus objetivos."

(Carol K. Anthony, em O Guia do I Ching). 


Nota¹: a "não união" expressa no texto é aquela resultante da  falta de firmeza de propósitos no bem, da ausência de sinceridade, do cultivo da imaturidade, etc... 

Nota²: evidentememte, criminosos podem ser "amigos" e muitos daqueles que se dizem nossos "amigos", por temerem perder o nosso afeto, ferindo nossa suscetibilidade, costumam mentir ou esconder a verdade a respeito de nossas falhas de caráter.  

0 vozes:

Postar um comentário