rss
email
twitter
facebook

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Conhecendo o que nos mata

Quando li o texto "Não tem graça...", de Sheila, lembrei-me duma rápida pesquisa que fiz, há um mês atrás, sobre o tabaco e sua fumaça, mormente no aspecto quantitativo.

De acordo com João Ferreira Galvão et al. (2008) tudo aquilo que o tabaco traz em sua intimidade é resultante das características do local de seu cultivo, bem como da forma como fora secado e armazenado. Em decorrência dessas circunstâncias, a quantidade de substâncias encontradas nele pode chegar a 500. Quando queimado, esse número se eleva a 4.720 (!!!).

Isso ocorre porque, na queima do tabaco, duas reações são desencadeadas: a pirólise (na qual alguns componentes sofrem decomposição térmica, formando moléculas menores) e a pirossíntese (as moléculas fracionadas recombinam-se construindo novos componentes).

A fumaça do cigarro é oriunda da combustão incompleta do tabaco (a completa acontece apenas em brasa, onde as temperaturas chegam aos 850 °C).

A química dessa fumaça depende dos seguintes fatores:

- Qualidade do tabaco;
- Modo de embalagem;
- Tipo de filtro e do papel;
- Temperatura de queima;
- Modo de fumar.

Durante o consumo de um cigarro, a liberação dessa fumaça apresenta duas fases distintas: uma gasosa (que acomete o fumante ativo) e a particulada (que gera os fumantes passivos e o "fumo de terceira mão").

A primeira fase, a gasosa (gases e vapores formados na pirossíntese e pirólise), advém do ato de tragar e se produz em temperaturas elevadas. A fase particulada (substâncias voláteis, dispersas em aerossol), por sua vez, acontece em temperaturas mais baixas, durante a queima lenta do cigarro, entre as tragadas.

Ao fumar um cigarro, uma pessoa consome cerca de 1.012 partículas. Para efeitos de comparação, a poluição dos centros urbanos atinge 106 partículas por ml, nas mais altas concentrações.

Alguém poderia perguntar: mas o cigarro não possui filtro? Possui. Mas, é preciso dizer que, embora os filtros mais potentes consigam obter uma margem de retenção de cerca de 99%, devemos levar em consideração o tamanho da partícula filtrada. Esse percentual é alcançado somente quando o tamanho da partícula é igual ou superior a 0,3 micrômetros. Portanto, abaixo disso, os filtros não funcionam...

1 vozes:

Sheila disse...

Pois é... minha avó estar morrendo, principalmente, de enfizema pulmonar e ter fumado a vida toda - começando lá pelos anos 40 - não me espanta tanto quanto gente com menos de 40 anos, que cresceu ouvindo falar dos malefícios do cigarro, começar e/ou ainda fumar!

Postar um comentário