Nós tendemos a acreditar que o desapego tem como sinônimos o "desligamento" ou o "desinteresse" por alguém.
É por demais equivocado, pensar assim...
O desapego, dentre os vários significados benéficos que assume, pode se referir a "dar espaço a outrem". Sobre isso, vejamos o que nos diz o seguinte excerto:
"Embora a amizade possa persuadir as pessoas, ela não une¹ essas pessoas a nós. O que prende, antes de mais nada, é nossa fidelidade à verdade². Às vezes, essa fidelidade requer que sejamos retraídos, sendo por isto interpretados erradamente como desligados e indiferentes. Com frequência, devemos deixar que os outros passem por más experiências. Talvez, seja a única maneira de verem que atitudes incorretas os desviam de seus objetivos."
(Carol K. Anthony, em O Guia do I Ching).
Nota¹: a "não união" expressa no texto é aquela resultante da falta de firmeza de propósitos no bem, da ausência de sinceridade, do cultivo da imaturidade, etc...
Nota²: evidentememte, criminosos podem ser "amigos" e muitos daqueles que se dizem nossos "amigos", por temerem perder o nosso afeto, ferindo nossa suscetibilidade, costumam mentir ou esconder a verdade a respeito de nossas falhas de caráter.
0 vozes:
Postar um comentário